-
Arquitetos: Terra Capobianco
- Área: 355 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Amorim, América Móveis, Brastemp, Casa Franceza, Casa Umma, Deca, Docol, Evol, FAS, Fernando Jaeger, Formica, GRAPHISOFT, Jader Almeida, Lightworks, Lumini, Nani Chinellato, R&E Móveis, REKA, Tuboar, Wentz
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento Buenos Aires está localizado no edifício Fabíola (1960), do arquiteto e construtor Luciano Korngold, judeu polonês naturalizado brasileiro. O edifício tem vista para a praça Buenos Aires, no bairro paulistano de Higienópolis, e se destaca na paisagem pelo relevo da artista Liuba Wolf presente em seu coroamento. Com exuberantes copas de árvores, a praça é um respiro em meio aos edifícios, e a escultura da artista pode ser vista à distância, transformando o edifício Fabíola em uma rara e privilegiada celebração do encontro entre arte, arquitetura e paisagem.
O apartamento foi projetado para um casal que queria aproveitar a vista para a praça Buenos Aires. A premissa natural do projeto portanto, foi reforçar a amplitude da sala principal, antes dividida em três ambientes, para um único espaço integrado, favorecido pelo pé direito de 3 metros e pelas vidraças piso-teto, características marcantes da edificação.
Painéis em ripas de folha natural de carvalho americano envolvem toda a área social, trazendo conforto visual, além de camuflar as portas de acesso às demais áreas do apartamento. O sistema de ar-condicionado está oculto no forro rebaixado do hall de entrada. Elementos estruturais foram revelados, como o concreto dos pilares, agora recuperados e aparentes.
O teto da sala principal foi texturizado em cor clara para intensificar a luz natural abundante no ambiente e o piso recoberto por granilite, tão comum aos anos 60. O taco de madeira original do apartamento foi aproveitado na área privada destinada aos dormitórios e o cobogó que era visto apenas na fachada foi exposto em um dos banheiros.